modo HQ


Motoqueiro Fantasma
O Motoqueiro Fantasma (Ghost Rider no original) é um personagem de HQ da Marvel Comics. Criado pelo desenhista Mike Ploog e os escritores Roy Thomas e Gary Friedrich, tendo estreado em Marvel Spotlight #05 (Agosto de 1972).
Nos Estados Unidos existiam outros personagens que também se chamavam Ghost Rider (nome em inglês do Motoqueiro). O da Marvel (que provavelmente plagiou outro dos anos 50, de antiga editora) posteriormente virou Phantom Rider, um cowboy que assustava os malfeitores se disfarçando em fantasma, ou seja, usando uma tinta fosforecente e uma máscara branca. No Brasil esse personagem ficou conhecido como Cavaleiro Fantasma ou Fantasma Vingador.
Além do evidente plágio do antigo cowboy, também tem sido motivo de polêmica a idéia do crânio flamejante do personagem, que teria sido inspirado em outro herói da Era de Ouro, mas que até hoje não foi confirmado pelos artistas da Marvel.
O primeiro (e atual) Motoqueiro Fantasma foi Johnny Blaze, que trabalhava num show de motociclismo de um circo antes de fazer um acordo com o demônio Mefistofelis (que ele pensava ser Satã), com o intuito de salvar seu mentor e pai adotivo, transformando-se assim no Motoqueiro Fantasma. O segundo Motoqueiro Fantasma foi Denny Ketch.
O Motoqueiro surgia inicialmente logo após pôr do sol, ou quando seu hospedeiro experimenta um estado de grande sofrimento psicológico (que o hospedeiro, aliás, pode provocar propositalmente para trazê-lo à tona), frequentemente chamado de Olhar de Penitência. A transformação é muito dolorosa, com a carne do hospedeiro derretendo para dar lugar à forma cadavérica do Motoqueiro. O Motoqueiro Fantasma não compartilha da personalidade do hospedeiro, tendo a sua própria. Ele se auto-intitula o Espírito da Vingança e persegue os criminosos que considera "pecadores".
Seus poderes consistem de um olhar capaz de por sua vítima em choque quando a fita de perto, uma corrente de metal capaz de mudar de comprimento (no caso de Dan Ketch) e uma moto com rodas flamejantes (Mesmo depois de deixar de ser o Motoqueiro, Johnny Blaze manteve uma moto dessas). Ele costuma enfrentar outros demônios como Zodíako, ocultistas como Troll e Bruxa, ou maníacos, como o Espantalho.
Johnny Blaze
Johnny Blaze era um artista de manobras em motocicletas que aceitou hospedar a alma de Zarathos, em troca da salvação de "Crash" Simpson, pai adotivo de Blaze e dono do local de exibições das motos. Esse Motoqueiro Fantasma fez parte, nos anos 70, do supergrupo conhecido como Campeões, juntamente com Anjo, Homem de Gelo, Viúva Negra, Hércules e Estrela Negra.
Roxanne Simpson, filha natural de "Crash" Simpson, foi a primeira pessoa a descobrir que o Motoqueiro Fantasma e Johnny Blaze eram a mesma pessoa. Por muito tempo, a força do amor de Roxanne era a única coisa que mantinha Satã longe do Motoqueiro Fantasma. Satã, porém, conseguiu enganá-la usando imagens falsas de seu falecido pai. Assim que Roxanne retirou a proteção, Satã tomou os poderes do Motoqueiro. Porém, Blaze conseguiu se safar com a intervenção de Daimon Hellstrom, o filho de Satã, que havia virado exorcista na Terra.
Algum tempo depois, Blaze conseguiu encarcerar Zarathos numa joía chamada Cristal Espiritual. Livres do demônio, Johnny e Roxanne se casaram e tiveram dois filhos.
Danny Ketch
O novo Motoqueiro Fantasma surgiu no ano de 1990. Em suas primeiras histórias, Dan e Barbara Ketch são perseguidos em um ferro velho. Em determinado momento, Dan acha uma moto abandonada, e, ao tocar involuntariamente na tampa do tanque da referida moto, acaba se transformando no novo Motoqueiro Fantasma, que leva Barbara até um hospital. Posteriormente, seria descoberto que se tratava do espírito de Noble Kale, um ancestral comum de Johnny Blaze e Danny Ketch.
Antes de descobrirem que eram irmãos, Blaze e Ketch brigaram algumas vezes, já que o primeiro achava que Zarathos estava à solta. Seu primeiro encontro foi no primeiro caso do Motoqueiro, quando este enfrentou e venceu por duas vezes um maníaco de dentes mecânicos conhecido como Blecaute. Na primeira, Blecaute teve a infeliz idéia de cravar os dentes no casaco do Motoqueiro, o que lhe causou queimaduras na face. Na segunda, o Motoqueiro enfrentava Blecaute para tentar salvar a vida de uma criança. Durante a luta, Blaze percebeu que não era o mesmo espírito que comandava o novo Motoqueiro, e o ajudou, atingindo Blecaute com um disparo de sua arma que, inexplicavelmente, passou a despejar o fogo infernal.
No Brasil, esse Motoqueiro Fantasma foi publicado pela Editora Abril, no título Super Aventuras Marvel (as primeiras aventuras, somente), em Hulk, e em Marvel 97 e 98. Ele chegou a fazer parte de uma um tanto quanto bizarra formação alternativa do Quarteto Fantástico, juntamente com Wolverine, Hulk e Homem-Aranha.
Também em 2005 foi publicada uma mini-série do selo Marvel Knights do Motoqueiro Fantasma, escrita pelo prestigiado roteirista Garth Ennis e desenhada por Clayton Crain. Por conta do sucesso da mini-série, o Espírito da Vingança ganhou um título mensal nos Estados Unidos, dessa vez com roteiros de Daniel Way e desenhos de Mark Texeira, que mostrará mais detalhes sobre os Espíritos da Vingança anteriores à Blaze.
Anteriormente a essa fase, temos a aparição do personagem no extinto Universo Marvel 2099 (estreando na revista X-Men 2099). Zero Cochrane, um hacker fugitivo, é salvo da morte por membros de um misterioso conselho qe vive num lugar chamado Oficina Fantasma, que fica escondida no Ciberespaço. A ele é dada uma opção: voltar ao mundo real como arauto dos membros do conselho e, de quebra, vingar-se dos que tentaram matá-lo.
Em verdade não se tratava de uma figura espiritual, como sua versão no presente, mas sim, de um robô de combate de alta tecnologia. Dentre suas características de combate estão a capacidade de ocultamento, camuflagem (podendo assumir a forma da qualquer pessoa), olhos lançadores de raios laser de alta potência, uma garra na mão direita composta por uma liga de metal super resistente e de uma motoserra energizada na mão esquerda (sua marca registrada).
Ao contrário da sua versão presente, o motoqueiro fantasma não tem objetivos altruístas, apenas é movido pela raiva causada pelas grandes corporações que causam injustiças e sofrimento para as pessoas que ele conhece.
Por várias vezes ao invés de enfretar vilões com super poderes travou grandes batalhas com a polícia e outras forças de segurança pública.
O Motoqueiro Fantasma tem vários poderes de natureza sobrenatural como:
* Força, velocidade e resistencia de natureza mágica, sendo assim, de níveis incalculavelmente altos;* Projeção de fogo normal e infernal, sendo este último capaz de conjurar e manter sua moto funcionando, sem combustivel e queime almas;* Regeneração espontânea;* Invulnerabilidade ao fogo e ao calor;* Com a moto, ele é capaz de caminhar e correr sobre superfícies líquidas, verticais e concede a capacidade de viajar por entre as dimensões;* E o mais poderoso golpe, o "olhar de penitência", queima a alma da vítima de forma irreparável.
E de acordo com o Doutor Estranho, o Motoqueiro Fantasma tem poder místico o suficiente para enfrentar o Hulk.
Em 2005, o diretor Mark Steven Johnson (que dirigiu a adaptação de Demolidor para os cinemas) iniciou as gravações do filme do Motoqueiro Fantasma, que é estrelado por Nicolas Cage, que é um fã do personagem, Raquel Alessi, Angry Anderson, Arthur Angel, Wes Bentley, Peter Callan, Sam Elliott, Peter Fonda, Donal Logue e Eva Mendes e distribuido pela Columbia Pictures. O filme estreou em 16 de Fevereiro de 2007 nos cinemas mundiais e foi lançado 2 de Março nos cinemas brasileiros. É interessante também saber que o visual da moto do Motoqueiro se baseia nos moldes de uma moto "chopper". As chopper são motos que derivam das custom, com a diferença na posição do tanque que é alto na frente e baixo atrás formando uma linha com o eixo da roda traseira, o garfo da frente tem um ângulo em relação ao motor maior que nas custom e seu comprimento também é maior deixando a distância entre eixos bem grande. Este estilo de moto tem a filosofia de retirar tudo o que não é necessário em uma moto, dai vem seu nome que em inglês significa cortar, geralmente não possuem banco de passageiro, alforges, pára-lamas dianteiros, porém seu visual é bastante despojado e agressivo.POSTADO POR GUSTAVO

 Motoqueiro Fantasma (Ghost Rider) -

Criação: Apesar de o mais conhecido ser dono de um visual arrojado, que inclui jaqueta de couro e crânio flamejante, o Motoqueiro Fantasma (no original, Ghost Rider) nunca foi muito mais que um personagem de segunda linha da Marvel. Aliás, um não: três.
O primeiro Ghost Rider, que depois teve nome mudado: em vez de moto, um cavalo
O primeiro a ter o nome foi um cowboy do universo Marvel, criado em 1949, que depois teve o nome mudado para Night Rider e, posteriormente, Phantom Rider. A palavra “rider”, aqui, cabe como cavaleiro e não motoqueiro, já que se tratava de um vaqueiro que fingia ser fantasma. Já em 1972, a Marvel lançou o primeiro Motoqueiro Fantasma: Johnny Blaze, um motoqueiro de circo que, para salvar seu mentor da morte, fez um trato com o demônio Mefisto, que uniu a alma do rapaz com a de um demônio de cabeça em forma de crânio flamejante e deu a ele uma moto em chamas.Usando um temível "olhar de penitência", o Motoqueiro mandava malfeitores para o inferno. Lá eles engrossariam as hordas do capeta para uma futura luta com o paraíso. Em 1990, a Marvel lançou um terceiro Motoqueiro, Daniel Danny Ketch, um adolescente estadunidense que viu a irmã ser atacada por uma gangue de (acredite se quiser) ninjas. Fugindo em busca de ajuda, e também para se esconder, ele encontrou uma moto em um lixão e, ao tocar o estranho símbolo na motocicleta, incorporou o Motoqueiro. Visualmente, o motoqueiro de Ketch e de Blaze eram praticamente idênticos, a exceção de alguns adereços. Posteriormente, a Marvel mudou a origem do personagem para que ambos pudessem incorporar o Motoqueiro: Ketch e Blaze passarão a ser irmãos – Blaze, o mais velho, sequer sabia da existência do caçula “perdido” – e ambos são descendentes do homem que pela primeira vez se tornou a criatura mística, um tal Noble Kale (veja em enredo). Blaze, inclusive, voltou inicialmente como figurante nas histórias do novo Motoqueiro - que também perseguia vilões e os manda para o inferno com seu “olhar de penitência” e, após o filme de 2007 e de reviravoltas nos roteiros do personagem, passou a se alternar com o irmão como receptor do espírito da vingança. No Brasil, o personagem aparecia bastante em histórias do Almanaque Marvel e em HQs de outros heróis, como o Homem-Aranha. Também em 2007, aproveitando o lançamento do filme, a Panini lançou a versão "Max" do personagem na Marvel Max (originalmente criada como uma revista/selo para leitores adultos, muitas vezes com cenas que contêm mais violência, sexo e imagens obscenas, na qual diversos personagens ganharam uma versão exclusiva, diferente das cronologias aceitas como "oficiais"). O Motoqueiro também apareceu em inúmeros outros títulos – entre eles Hulk contra o Mundo(2009). 
Johhny Blaze: segundo a ter o nome, mas primeiro a incorporar o espírito da vingança Noble Kale
Enredo: Motoqueiro Fantasma é uma mistura de demônio e espírito vingador, que vaga pela terra punindo malfeitores com seu olhar de penitência. Ele se originou de Noble Kale, filho de um pastor do século 18 que abusava do garoto quando criança e que secretamente mantinha pactos com o demônio Mephisto. O garoto se apaixonou por uma menina negra, Madalena, algo impensável para o pai. Quando a menina descobriu a relação do pastor com o demônio, o religioso (?!) a matou e prendeu o filho no porão da igreja, torturando-o constantemente. A menina, porém, jogou as Fúrias (entidades da mitologia grega) contra a aldeia e o pastor e, para impedi-la, este fez novo pacto com Mephisto: transformou seu filho no Espírito da Vingança para que ele derrotasse as Fúrias. Noble/Ghost Rider destruiu as Fúrias e, ato contínuo, teria que consumir carne humana em sacrifício. O pastor ofereceu ao demônio/espírito da vingança um bebê: o filho do próprio Noble com Madalena (ETA paizão bonzinho esse pastor). Isso foi demais para Noble, que se consome em vez de matar a criança. Sua alma, então, é requerida por Mephisto, mas o arcanjo Uriel também diz que o céu tem direito a ela, já que Noble praticava o bem ao punir os maus e era vítima do pai. Como não há acordo, o espírito vingador permanece entre os reinos, só podendo reaparecer quando no futuro por meio de uma mescla com um de seus descendentes. Aí entram Johnny Blaze e Danny Ketch...   Apesar de aparentemente um bem-feitor, o Motoqueiro Fantasma é na realidade manipulado pelas forças o inferno, que se abastecem das almas dos malfeitores punidos por ele, bem como pelas do paraíso, que a querem de deu lado. Aliás, constantemente argumentos da guerra entre céu e inferno aparecem na série sobrepujando as histórias tradicionais de heróis e vilões. O Motoqueiro Fantasma divide o corpo com o de seu hospedeiro humano, que mantém  aparência normal. Quando se transforma, porém, sua cabeça assume o formato de um crânio flamejante e a motocicleta guiada por ele fica em chamas, além de ser capaz de fazer manobras e atingir velocidades impossíveis para qualquer outra, e lançar flamas do inferno.  Nem sempre o hospedeiro se lembra do que fez como Motoqueiro, ou tem controle sobre o que foi feito. 
Danny Ketch como a caveira sobre rodas: irmão mais novo
Personagens:Além dos já citados Ketch, Blaze, Noble e Mefisto, aparecem na série algumas namoradas dos motoqueiros (a eterna de Danny chama-se Stacy), a Irma de Danny(Bárbara) e inúmeras criaturas do inferno e do céu, entre as quais os anjos/demônios Uriel, Zarathos, Wallow, Gressil, Abgor, Legião. Personagens como Blade, o caçador de vampiros, Dr. Estranho e Homem-Aranha também já contracenaram com o Motoqueiro em diversas histórias. Curiosidade: Johnny para Nick. Apesar de Danny Ketch ser o Motoqueiro Fantasma mais atual, a Marvel escolheu dar o nome de Johnny Blaze àversão dos cinemas, que em tese popularizaria mais o personagem. A escolha é creditada por alguns ao fato de que assim leitores mais velhos seriam atraídos para o cinema, bem como ao fato de o nome de Johnny ser mais cool do que seu predecessor. Nos bastidores, porém, corre a lenda de que Nicholas Cage, ator fanático por quadrinhos a ponto de ter adotado o sobrenome de um personagem da Marvel (Luke Cage) como pseudônimo, teria exigido que assim fosse como condição para estrelar o filme. Isso porque Cage cresceu lendo as aventuras do motoqueiro estreladas por Johnny Blaze e, assim, se recusaria a interpretar outra versão. Em tempo: até porque o filme popularizou motoqueiro Johnny, as histórias passaram a alternar entre os irmãos quem carrega o fardo de ser a caveira sobre rodas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário